Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Boa noite galera, hoje vamos falar sobre a junção das curvas de oferta e demanda.
   















    A oferta e demanda de mercado são um dos principais determinantes no preço, principalmente em mercados competitivos como o agrícola, o aumento da oferta diminiu os preços e vice-versa, o aumento da demanda aumenta os preços e vice-versa. Os produtores estão interessados em oferecer seu produto a um determinado preço, e os consumidores estão interessados a pagar pelo produto a um determinado preço, assim existe um preço que equilibra a oferta e a demanda por determinado bem ou serviço. Neste ponto (preço de equilíbrio, como mostra o gráfico acima, o encontro entre as curvas de oferta e demanda, P*), todo produto ofertado pelos produtores é demandado pelos consumidores.
    O mercado em geral principalmente o mercado competitivo funciona desta maneira, os preços flutuam conforme a oferta e a demanda se comportam e estes tendem a chegar em um ponto de equilíbrio, o ponto em que a oferta e a demanda são iguais. Como visto nas matérias anteriores a curva de oferta e demanda se deslocam por fatores externos ao modelo, estas também podem se deslocar simultaneamente.

Vai ai duas frases famosas do Pai da Economia Adam Smith:
"Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse".


"Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário